Edila Porto sempre teve o espírito empreendedor. Desde a infância, buscava formas criativas de ganhar dinheiro, como quando vendia cabides de madeira encapados para não marcar as roupas. Essa iniciativa foi apenas o começo de uma carreira marcada por determinação e inovação. Ao longo dos anos, Edila encontrou diferentes caminhos para empreender, incluindo uma barraca de comida típica e aulas de inglês. Apesar de sua formação em Direito, foi na sala de aula que Edila encontrou sua verdadeira paixão. Depois de anos de atuação como advogada, ela, enfim, decidiu retornar aos estudos e se formou em Letras, unindo sua trajetória profissional à sua inclinação natural pelo ensino e pela organização. Atualmente, Edila está focada na carreira como cerimonialista em Belém do Pará, com quase 25 anos de atuação.
O Início da Carreira como Cerimonialista
A vocação para o planejamento de eventos foi algo que Edila desenvolveu desde cedo, observando sua mãe organizar festas para a família. Assim, esse olhar atento aos detalhes a levou a acreditar que poderia fazer o mesmo de forma profissional, em um período em que a organização de eventos ainda começava a se estruturar de forma mais técnica, nos anos 2000. Assim, Edila iniciou sua jornada no setor de eventos, e hoje, tornou-se referência no mercado.
A trajetória no setor de cerimonial começou com um grupo de três amigas em Belém, em um tempo em que poucas pessoas entendiam o papel de uma cerimonialista. Dessa forma, o maior desafio foi mostrar ao público a importância de ter um assessor para planejar e coordenar eventos, garantindo que o cliente pudesse aproveitar a festa sem preocupações. “O cerimonial resolve muita coisa que o cliente nem imagina.”, explica Edila.
Superação e Inovação
A carreira de Edila passou por um momento de incerteza, mas foi revitalizada com o entusiasmo de sua filha, Manuella, que aos 16 anos se uniu ao negócio da mãe, trazendo um novo fôlego e energia ao empreendimento. Juntas, elas consolidaram o negócio e seguem empreendendo no setor, com um olhar inovador e muita dedicação.
Em 2022, Edila foi convidada para assumir a coordenadoria de cerimonial e eventos do TRT8 (Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região). Este trabalho trouxe novos desafios e a necessidade de conciliar os eventos institucionais com os sociais. Porém, com a força e garra de Manuella ao seu lado, Edila conseguiu equilibrar ambas as responsabilidades e continuar oferecendo um serviço de alta qualidade.
Visão para o Futuro
Sempre com um olhar empreendedor, Edila segue em busca de novas oportunidades. Ela tem projetos em mente que sonha em colocar em prática, pois tem confiança que suas ideias vingarão.
Com mais de duas décadas de experiência, Edila acredita que o sucesso no setor de eventos se baseia em agilidade nos retornos, comprometimento com o sonho dos clientes e um investimento contínuo em treinamento e parcerias. “Investir sempre significa mais treinamento, mais parcerias e estreitar relacionamentos”, destaca.
Instagram: eu.edilaporto