Sidney Mendonça iniciou sua jornada empreendedora em maio de 2020, no auge da pandemia, junto com dois amigos. O negócio nasceu de uma experiência negativa em um restaurante. Sidney teve que esperar mais de 10 minutos para receber o pedido de um suco em sua mesa. Essa demora fez com que ele refletisse sobre a ineficiência do processo e visse uma oportunidade de mercado: criar sucos prontos para consumo que oferecessem uma experiência rápida e satisfatória, mantendo a qualidade e o frescor da fruta. Com esta ideia na cabeça, Sidney a colocou em prática e assim nasceu o Combu Juice, produtor de sucos naturais em Belém.
O Início da Produção de Sucos Naturais
A partir desse insight, Sidney começou a estudar o mercado de sucos e descobriu que o que ele queria produzir era, na verdade, néctar, devido à quantidade de água e açúcar utilizada na composição. Mesmo que tecnicamente o produto não pudesse ser rotulado como “suco”, ele percebeu que o termo era mais familiar ao público e seguiu com a estratégia de mercado. O início foi desafiador: ele e seus sócios começaram com três sabores — acerola, goiaba e maracujá — e uma embalagem simples, mas a resposta dos primeiros clientes foi positiva. Com o tempo, o portfólio cresceu para incluir sabores como abacaxi e cupuaçu.
Desafios e Educação do Consumidor
Um dos maiores desafios de Sidney foi educar o mercado, especialmente os revendedores, sobre a natureza de seu produto. Sidney investiu tempo em explicar que, embora o suco não fosse feito na hora, ele mantinha suas propriedades naturais por ser feito com frutas frescas, um leve toque de açúcar demerara e água.
Além disso, o mercado de sucos prontos para consumo exigia um padrão de qualidade rigoroso, especialmente com relação à cadeia de suprimentos.
Diferenciais e Estratégia de Mercado
O sucesso do negócio de Sidney está na simplicidade e qualidade do produto. Esse cuidado com a formulação é parte da estratégia para fidelizar os clientes, garantindo um sabor consistente e natural. Além disso, Sidney destaca a importância de dados para o crescimento da empresa.
Atualmente, a empresa conta com mais de 140 pontos de revenda e continua expandindo sua presença no mercado de Belém.
Visão para o Futuro
Sidney tem grandes planos para o futuro de sua marca de sucos. A meta é se tornar a empresa referência em sucos naturais no Pará até julho de 2025. Que também coincide com a realização da COP30 em Belém.
Ademais, com mais de 200 pontos de revenda previstos até 2025, Sidney acredita que a consolidação da marca será alcançada por meio de parcerias estratégicas e o fortalecimento da cooperação entre marcas.
Instagram: sidneymendonça_