Ambiente multissetorial com setores estratégicos para a sustentabilidade empresarial
Setembro de 2025 – A EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, inaugura a EY House. Este é um espaço concebido para ser ponto de encontro de lideranças de diferentes setores na busca por sustentabilidade empresarial baseadas em ciência, inovação e colaboração. “Nosso objetivo com a EY House é desfragmentar o debate sobre implementação da agenda climática, promovendo uma discussão de alto nível entre setores estratégicos. Temos um papel fundamental como articuladores desse quebra-cabeça, pois atuamos em toda a economia, identificando abordagens inovadoras e colaborativas essenciais para a transição rumo a uma economia de baixo carbono”, destaca Ricardo Assumpção, sócio-líder de Sustentabilidade e CSO LATAM da EY.
A programação do espaço acontecerá antes e durante a COP30, foi alinhada à Agenda de Ação da Conferência, que contempla seis eixos principais:
- Transição energética, indústria e transporte
- Florestas, oceanos e biodiversidade
- Agricultura e sistemas alimentares
- Cidades, infraestrutura e água
- Desenvolvimento humano e social
- Questões transversais, como bioeconomia e finanças sustentáveis
Ao mapear de forma objetiva as contribuições e oportunidades do setor privado na agenda da COP30, a EY House se posiciona, sobretudo, como uma plataforma estratégica para impulsionar soluções e parcerias. Sendo assim, ela fortalece a ambição climática do Brasil com um olhar multissetorial e orientado a resultados. Essa abordagem integrada é fundamental para garantir que a COP30 entregue implementação real e coletiva, com continuidade ao longo de todo o período da presidência brasileira até a COP31.
Dessa forma, a EY House organizará debates em torno de cinco temáticas centrais para os próximos 10 anos: infraestrutura sustentável, cidades resilientes, capital natural, economia circular e cadeias de suprimentos sustentáveis. Então, as discussões terão como foco setores decisivos para a transição – mineração, energia, infraestrutura, agronegócio e serviços financeiros.
“Além dos especialistas da EY, reuniremos grandes referências do mercado. A colaboração está no centro do que fazemos, porque sabemos que a sustentabilidade é complexa e exige integração entre diferentes funções e especialidades. Esse espírito será refletido na EY House”, reforça Ione Anderson, sócia especialista em Clima e Ciência da EY Brasil.
Estrutura estratégia para a sustentabilidade empresarial
No polo hoteleiro e cultural de Belém, a EY House ocupa mais de 3.000 m² e destaca-se pela sustentabilidade em seu projeto. Entre as soluções adotadas estão:
- Sistemas de energia solar fotovoltaica
- Reutilização e reciclagem de resíduos
- Conservação e reaproveitamento de água
- Uso de materiais sustentáveis, reciclados ou renováveis
- Construção modular externa para redução de impactos ambientais
Parceiros estratégicos
Ademais, o projeto conta com o apoio e patrocínio de organizações como Bradesco, Votorantim Cimentos, CBA Alumínio, MIT, Amcham, Aya Earth Partners, Votorantim Reservas, Banco Votorantim, World Climate Foundation e Future Climate. “Ter o engajamento de empresas e instituições de grande relevância reforça a urgência e a importância do tema. Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de caminhar juntos nessa jornada”, celebra Assumpção.
Legado para o Brasil
Após a COP30, a EY House será destinada à Secretaria dos Povos Indígenas do Estado do Pará, assim, consolidando seu papel como legado físico e social. “Essa transição reforça o compromisso da EY com todas as dimensões da agenda ESG, contribuindo para a bioeconomia e o fortalecimento das comunidades locais, muito além da geração de insights para os negócios”, conclui Assumpção.
Lançamento
O evento de lançamento acontece em 15 de setembro, com a presença de Luiz Sergio Vieira, CEO da EY Brasil, de Ricardo Assumpção, sócio líder de Sustentabilidade e CSO LATAM da EY, além de representantes do governo municipal, estadual e empresas parceiras.
Agenda
Data: 15 de setembro
Local: EY House – Praça Waldemar Henrique, s/n – Bairro Reduto – Belém (PA)
9h30: credenciamento
9h45: abertura oficial da casa com pronunciamento das autoridades presentes
10h45: visita para apresentação da EY House
11h – encerramento
Sobre a EY
A EY existe para construir um mundo de negócios melhor, assim, ajudando a criar valor em longo prazo e gerando confiança nos mercados de capitais.
Utilizando dados, inteligência artificial e tecnologia como viabilizadores, equipes diversas da EY ajudam clientes a moldar o futuro com confiança e a solucionar as questões mais complexas do mundo atual.
Portanto, as equipes da EY atuam em todo espectro de serviços em assurance, consulting, tax e strategy and Transactions, agora EY-Parthenon. Impulsionadas pela visão dos setores da indústria, parceiros de diversos ecossistemas e uma rede multidisciplinar e globalmente conectada, as equipes da EY podem fornecer serviços em mais de 150 países.
Todos juntos para moldar o futuro com sustentabilidade empresarial
Por fim, a EY se refere à organização global e pode se referir a uma ou mais firmas-membro da Ernst& Young Global Limited, cada uma das quais é uma pessoa jurídica independente. A Ernst Young Global Limited, uma empresa do Reino Unido limitada por garantia, não presta serviços a clientes. Informações sobre como a EY coleta e usa dados pessoais, bem como a descrição dos direitos dos indivíduos sob a legislação de proteção de dados, estão disponíveis em ey.com/privacy. As firmas-membro da EY não exercem a advocacia onde são proibidas da prática pelas leis locais. Para mais informações sobre a nossa organização, visite ey.com.br.