Aceitação aos modelos está atrelada, principalmente, a crescente preferência dos brasileiros por veículos híbridos e elétricos, áreas de expertise dos chineses
Por Ian Cândido
A busca por carros chineses cresceu exponencialmente na Webmotors entre 2021 e 2023. Enquanto a procura por carros zero quilômetro subiu 220%, as consultas por veículos usados cresceram 111%, conforme apontam dados levantados pelo Webmotors Autoinsights.
Entre os carros zero, Tiggo 7 Pro, Tiggo 5X e BYD Dolphin foram os mais procurados. Já entre os seminovos, há um domínio total – e natural – da Caoa. Tiggo 7 Pro, Tiggo 5X e Tiggo 8 foram os carros mais buscados nesta categoria durante o período avaliado pela Webmotors.
As pesquisas sugerem a preferência dos brasileiros por marcas como Caoa Chery e BYD, que devem se consolidar ainda mais no país. A marca de carros elétricos, aliás, confirmou, no mês passado, o início da construção de uma fábrica especializada para a produção destes veículos na Bahia.
Sobre o aumento das buscas, Natalia Spigai, CMO da Webmotors, comenta que o comportamento dos usuários sinaliza uma curiosidade e aceitação cada vez maiores dos modelos chineses no mercado automotivo brasileiro atrelada, principalmente, ao crescimento dos veículos híbridos e elétricos na preferência e no interesse dos consumidores.
Top 5 veículos zero quilômetro mais buscados
- Caoa Chery Tiggo 7 Pro
- Caoa Chery Tiggo 5x
- BYD Dolphin
- BYD Song Plus
- Caoa Chery Tiggo 7
Caoa Chery e BYD dominam amplamente o ranking de veículos mais buscados. Apenas a GWM, com o modelo Ora 03, nono colocado na lista da Webmotors, aparece como uma alternativa às marcas mais populares.
Top 5 veículos usados mais buscados
- Caoa Chery Tiggo 7 Pro
- Caoa Chery Tiggo 5x
- Caoa Chery Tiggo 8
- Caoa Chery Tiggo 2
- Caoa Chery Tiggo 5X Pro
Neste recorte, veículos da Caoa representam 70% das buscas por carros chineses usados. BYD Song Plus (8º), GWM Haval H6 (9º) e BYD Dolphin (10º) completam o Top 10.