Mãe empreendedora: uma jornada de determinação e criatividade

No mundo desafiador do empreendedorismo e da maternidade, os paralelos entre as duas jornadas são notáveis. Ambos envolvem a geração e o crescimento – seja de uma empresa ou de uma família. Ambos exigem cuidados, especialmente nos primeiros anos, e requerem dedicação, bem como investimento de tempo e dinheiro.

Assim como um empreendedor vê sua empresa crescer e evoluir, uma mãe testemunha o crescimento e desenvolvimento de seu filho, ambos demandando paciência, nutrição e orientação.

Para Andresa Farias, empreendedora e mãe da Isadora, a inspiração para iniciar o próprio negócio foi a vontade de ter uma renda extra para realizar sonhos pessoais.

“Tento sempre mostrar para minha filha o valor do trabalho, da economia e do empreendedorismo, peço pra ela participar agora que está maior, fazendo uma foto, escolhendo alguma peça”, comenta Andresa, que é sócia da loja virtual As Meninas (@lojaasmeninass).

“Comecei minha jornada como empreendedora quando percebi a oportunidade de criar algo próprio enquanto cuidava da minha família. Inicialmente, comecei com cestas de café da manhã e, ao longo do tempo, expandi para o ramo de acessórios”, completa.

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostram que mais de 10,1 milhões de negócios no Brasil são comandados por mulheres, sendo que 52% delas são mães.

De acordo com dados do Sebrae, já são mais de 10,3 milhões de mulheres à frente de negócios no Brasil, número recorde. Ainda segundo a entidade, 74% das empreendedoras brasileiras são mães e, conforme a Rede Mulher Empreendedora (RME), 68% começaram a empreender depois de ter filho.

Mães empreendedoras não apenas contribuem para a renda familiar, mas também criam oportunidades de emprego, estimulam a inovação e promovem o crescimento econômico local.

“Comecem com pouco, mas comecem. Empreenda com algo que você gosta e já tenha conhecimento, isso trará motivação e grandes chances de dar certo. Conheça seu público, a concorrência e suas demandas. Esteja pronta pra enfrentar desafios bons e ruins ao longo do caminho. E ajude sempre a levantar outras mulheres, ninguém caminha só”, finaliza Andresa Farias.

Sobre As Meninas

A loja As Meninas funciona de modo virtual com opções de acessórios e presentes com entrega na capital.

Para saber mais, acesse o perfil do Instagram: @lojaasmeninass

Leia também