Parte do valor será revertido em consumação durante o maior evento gastronômico do Norte do país.
O maior e mais tradicional festival gastronômico do Norte do Brasil retornará após um hiato de cinco anos. O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense confirma sua 15ª edição para o mês de setembro e abre a venda de ingressos para o Jantar das Boieiras, que será nos dias 5 e 12 de setembro, e para o Grande Festival, nos dias 6 e 7, e 13 e 14 de setembro, no Shopping Bosque Grão-Pará.
O público pode adquirir ingressos individuais ou um passaporte, que garante acesso a vários dias desses dois momentos dentro da programação do Festival. Uma parte do valor investido vira consumação nos estandes gastronômicos. Todos os detalhes sobre valores e funcionamento da consumação estão disponíveis neste link.
O Grande Festival: Uma Nova Experiência Gastronômica
Com a realização do Instituto Paulo Martins em parceria com a produtora Origem Justa, o evento retorna em 2025 com a novidade que está sendo chamada de “Grande Festival”, que ocupará o Shopping Bosque Grão-Pará e segue o modelo dos maiores eventos gastronômicos do Brasil. A programação inclui degustações, aulas-show, atividades culturais e o tradicional Jantar das Boieiras – que será realizado nas sextas-feiras, dias 5 e 12 de setembro -, momento em que as cozinheiras do Ver-o-Peso produzem pratos e os chefs convidados finalizam.
A programação do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense ainda inclui o Chefs na Praça, o Jantar Magno, a Farofada e o Circuito Gastronômico, os quais estão com programação ainda a concluir.
Estão confirmados nomes como Janaína Torres, eleita a Melhor Chef Mulher do Mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants 2024; Carole Crema, conhecida pelos realities “Que Seja Doce!” e “Bake Off”; Telma Shimizu, chef do Aizomê (SP) e embaixadora da culinária japonesa no Brasil; Bruna Martins, chef dos badalados Birosca S2 e Gata Gorda, em BH; e Raul Lemos, participante da segunda temporada do reality show MasterChef Brasil, consultor e chef da CasaLab Gastronomia.
Uma Celebração da Cozinha Paraense
Do time local, o evento contará com a presença de Thiago Castanho (Puba/Sororoca), Paulo Anijar (Santa Chicória/Com’é?!), Daniela Martins (É pra Levar), Esther Weyl (Celeste/Festival Belém no Prato), Felipe Gemaque (Senac Pará) e Saulo Jennings (Casa do Saulo). Eles se unem para celebrar e defender a gastronomia do Norte, que é reconhecida mundialmente por sua originalidade, biodiversidade e ancestralidade.
Outro destaque na programação do festival será o lançamento do livro “Memórias de um filho do fogão”, biografia do chef Paulo Martins escrita pela jornalista paraense Lorena Filgueiras, com lançamento marcado para o dia 9 de setembro.
“O festival tem a missão de valorizar a cozinha local, desenvolver sistemas alimentares mais saudáveis e transformar comunidades por meio da comida”, diz a diretora do Instituto Paulo Martins, Joanna Martins.
“É um evento que carrega valores e propósitos que enaltecem a cultura local. Vamos cuidar de tudo nos mínimos detalhes para oferecer uma experiência rica e de qualidade aos participantes”, reforça Jorge Bentes, diretor de comunicação da Origem Justa, produtora do evento.
Um Legado que Alimenta
Criado em 2000 pelo chef Paulo Martins, o festival é um marco na valorização dos ingredientes amazônicos e na formação de um movimento gastronômico de resistência e orgulho. Em duas décadas, o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense já impactou mais de 150 mil pessoas, e a nova edição — em meio aos preparativos para a COP 30, que acontecerá em Belém — deve repetir esse feito.
A partir de 2015, com a criação do Instituto Paulo Martins, o Festival cresceu. Identificando o enorme potencial das trocas com os profissionais que iam para Belém e difundiam essa cultura gastronômica para o restante do Brasil, ao mesmo tempo que deixavam um pouco de seu próprio conhecimento, o VOP passou a se espalhar pela cidade para que toda a população pudesse vivenciar a experiência. Já participaram do evento grandes nomes da gastronomia como Alex Atala, Jefferson Rueda, Manu Buffara e Roberta Sudbrack.
Com o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, Belém foi classificada como a 7ª melhor cidade gastronômica do mundo em um ranking publicado pela revista internacional Lonely Planet. A capital paraense foi a única cidade brasileira a integrar a lista das 15 cidades com as cenas culinárias mais autênticas e imperdíveis do mundo.
“Esse ambiente gastronômico de Belém é muito rico, tem reconhecimento internacional pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia”, Joanna afirma, lembrando que o Festival movimenta não só o setor gastronômico, como também o turismo, o comércio e muitos outros negócios e serviços na região. “Quando um festival coloca um holofote sobre o alimento, as técnicas, o olhar acontece de outra forma. Isso é importante tanto para os turistas que vêm para Belém por causa do evento quanto para nós que vivemos aqui, porque a mensagem chega a mais pessoas. Que a cidade viva o Ver-o-Peso porque nosso alimento é mesmo muito especial”, encerra Joanna.
Serviço: ingressos para o Jantar das Boieiras e o Grande Festival do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense – 15ª edição
Data: 05 a 07 e de 12 a 14 de setembro de 2025
Horário: Sextas: 17h às 22h | Sábados: 12h às 22h | Domingos: 11h às 20h
Local: Shopping Bosque Grão-Pará – Av. Centenário, 1052 – Val-de-Cans – Belém/PA
Ingressos e passaportes: https://www.ticketmaster.com.br/event/festival-ver-o-peso-da-cozinha-paraense
Classificação Etária: Livre
Valores do 1º Lote | Jantar das Boieiras e Grande Festival:
Mais informações:
TikTok: @veropesodacozinhapara
Facebook: Ver-o-Peso da Cozinha Paraense
Twitter / X: @veropesocozpara
YouTube: Ver-o-PesodacozinhaParaense