De blog de moda a voz da Amazônia
A trajetória de Dina Carmona começou em 2010, quando ainda na faculdade de Publicidade, criou um blog de moda no Blogspot. A princípio, seu foco estava no lifestyle, viagens e tendências. Com o passar dos anos, especialmente após 2020, o conteúdo tomou um rumo completamente diferente. A pandemia foi o ponto de virada para Dina perceber que não se sentia mais conectada a conteúdos de consumo e vendas. Assim, surgiu o Mulheres Fortes do Norte, um projeto com o objetivo de dar visibilidade a histórias inspiradoras de mulheres da Amazônia e fortalecer o sentimento de pertencimento da mulher na região Norte do país.
Histórias que geram transformação social para uma mulher do Norte
O trabalho vai muito além da divulgação. Em cada viagem pelo Pará, Dina registra fotos e vídeos e oferece mini-mentorias de marketing digital para empreendedoras, artesãs e ribeirinhas. Dessa forma, muitas mulheres conseguem divulgar seus produtos e ampliar seu alcance.
Temos, por exemplo, o caso de Dona Dulce, que transformou a culinária vegana feita com vitória-régia em um atrativo turístico internacional, ilustram como o projeto gera impacto econômico e social.
Cultura, identidade e o protagonismo da mulher na região Norte
O Mulheres Fortes do Norte também atua na preservação e valorização da cultura amazônida. Logo, Dina alerta para o risco de perda de tradições, como a cerâmica marajoara e a pintura de cuias, que dependem da transmissão geracional e não têm ensino formal.
Seu próximo passo é o lançamento do livro Desperte a Mulher Forte do Norte, direcionado às novas gerações, com o objetivo de resgatar o orgulho e a identidade cultural.
Conexão entre gênero e sustentabilidade
O projeto defende que não é possível falar de sustentabilidade na Amazônia, especialmente em eventos como a COP30, sem incluir o protagonismo feminino. Dina destaca que as mulheres são as mais impactadas pelas mudanças climáticas e questões ambientais, e por isso precisam estar à mesa das decisões.
Expansão com o Filhas da Amazônia
Em parceria com outras influenciadoras da região — Thaynara OG (Maranhão), Marciélia Albuquerque (Amazonas) e Gleice Damasceno (Acre) —, Dina lidera o projeto Filhas da Amazônia. A proposta é percorrer diferentes estados da floresta levando, assim, capacitação profissional, valorização cultural e ações de impacto para comunidades locais.
Essa expansão posiciona o movimento como uma força coletiva que une vozes femininas em prol da preservação da floresta e da valorização dos saberes ancestrais.
Instagram: dina_carmona / mulheresfortesdonorteoficial