Categories DESTAQUE

Jornalistas e empreendedoras: o poder da maternidade na rota do empreendedorismo

A jornada da maternidade é uma experiência transformadora que molda não apenas a vida pessoal, mas também o caminho profissional de muitas mulheres. Para as jornalistas Adriana e Karla Pereira, tal caminho não foi diferente.

Graduadas em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, as duas se conheceram em 2013 quando juntas trabalhavam na Prefeitura de Belém e, desde então, traçaram um caminho lado a lado no meio profissional. Experiências, sonhos e planos passaram a ser compartilhados por igual. O trajeto rendeu passos dados até a escolha de empreender.

Entre os motivos que levam a maioria das mães a abrirem seu próprio negócio, estão a realização da possibilidade de ficar mais perto dos filhos e até mesmo um recomeço depois de uma demissão, principalmente as que acontecem no retorno da licença maternidade. Seja qual for a causa, os filhos são sempre um incentivo a mais para a realização de qualquer mãe.

“O Pedro nasceu em 2017, quando ainda fazia parte do trabalho na gestão municipal. Não foi fácil, mas criamos uma rotina que possibilitou a oportunidade de acompanhar o crescimento do meu filho. Também tive a felicidade de ter uma rede de apoio com quem conto até hoje e, com isso, priorizei viver cada momento especial na vida do meu filho, que hoje está com 6 anos”, comenta Adriana Pereira. “Empreender impulsionou ainda mais meu lado materno, com a certeza de que escolhas são difíceis, mas a coragem da mãe dá a força necessária para conquistar cada objetivo”, segue.

Embora a jornada empreendedora possa apresentar seus próprios desafios, como conciliar as demandas do trabalho com as responsabilidades familiares, as mães empreendedoras demonstram grande resiliência. Com determinação e criatividade, elas superam obstáculos e celebram os triunfos de transformar suas paixões.

“Nunca tive medo de arriscar e, sabendo que tenho um filho que depende de mim, me deu mais forças para empreender e é essa força que acorda comigo todos os dias e me faz exercer meu trabalho sempre com muita dedicação e a paixão que sempre tive. Hoje consigo acompanhar ele em cada consulta médica, em um tratamento, quando necessário, em momentos que o auxiliem em seu desenvolvimento”, destaca Karla Pereira, mãe do pequeno Arthur, de 5 anos. “Hoje, me vejo empreendendo cada vez mais, e seguindo administrando o meu tempo, da forma que eu me permito, para ter mais tempo para estar ao lado do meu filho”, completa.

De acordo com pesquisa recente do Sebrae/PA, 77% das mulheres proprietárias de pequenas empresas no estado são mães. Além de criar oportunidades para si mesmas, as mães empreendedoras estão construindo um legado de empoderamento para suas famílias e comunidades. Ao demonstrarem coragem, liderança e inovação, elas inspiram outras mulheres a seguirem seus próprios sonhos, criando um ciclo poderoso de realização e crescimento.

Que cada história inspire outras mulheres a abraçarem a jornada do empreendedorismo, sabendo que a maternidade pode ser um poderoso impulsionador de realizações e sucesso.

Leia também