Durante evento internacional, realizado no Texas, instituições e parques tecnológicos americanos foram visitados
Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá participou da 38ª Conferência Internacional sobre Incubação de Empresas (ICBI38). O evento reuniu profissionais de apoio a empreendedores de todo mundo, para conexões com novas estratégias e práticas nos negócios, além de oportunizar o contato com as tendências, ferramentas e recursos atuais no segmento.
Ideias inspiradoras foram destaques nas palestras, e líderes de ecossistemas locais apresentaram programas e iniciativas de incubação. A conferência, com representação do PCT Guamá, ambiente de inovação do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), reuniu representantes de países como México, Canadá, França, Bélgica, África do Sul e Noruega.
A programação destacou também projetos de empreendedorismo e inovação com mulheres, comunidades negras, e pessoas desassistidas. O evento na cidade San Antonio, no estado do Texas, nos Estados Unidos da América (EUA), é uma realização da InBIA, organização global sem fins lucrativos que apoia centros de empreendedorismo, gestores, atores políticos, para o desenvolvimento de programas sustentáveis de apoio ao empreendedor em todo o mundo.
Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, instituição que faz a gestão do PCT Guamá, e que estava representado o Parque no evento, comenta que a programação apresentou experiências nas áreas de incubação e aceleração de empresas, e painéis com temas como o uso prático de ferramentas de Inteligência Artificial para apoiar o processo de construção e comunicação de uma startup, e sobre ferramentas que auxiliam na construção das marcas. Outro painel destacado apresentou a experiência de parques tecnológicos e centros de inovação conectados à universidades americanas.
Interações e networking com iniciativas americanas – A programação nos EUA envolveu ainda a visita em algumas instituições e parques tecnológicos em atividade no país como, VelocityTX, University of Texas San Antonio, Tech Port AS, e TechParks Arizona.
“Valeu a pena a visita ao VelocityTX, é um parque tecnológico urbano com infraestrutura para receber empreendimentos em qualquer estágio de maturidade, possui laboratórios, como os do PCT Guamá, com pessoal técnico especializado, mas também estão investindo em laboratórios para uso compartilhado por empresas. As empresas alugam os laboratórios por um tempo e seus profissionais fazem o trabalho lá dentro. O VelocityTX possui escopo bem amplo, desde programas de empreendedorismo nas escolas até o atendimento de empresas de alta tecnologia. Este modelo de gerenciamento de laboratórios é interessante e podemos trazer para o PCT Guamá em conexão com a iniciativa privada”, detalha Rodrigo.
Durante visita à equipe administrativa do parque TechParks Arizona, localizados na cidade de Tucson, o network foi com Carol Stewart, presidente da fundação sem fins lucrativos que gerencia uma rede de parques tecnológicos nos EUA, uma das pioneiras na América do Norte na gestão de parques, e também atua como presidente da divisão norte-americana da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (Iasp), entidade internacional da qual o PCT Guamá é o único membro na Amazônia.
“A partir desta visita, ficou estabelecido o início do planejamento de um programa de soft landing mútuo, para apoiar empresas dos dois países para se conectarem aos mercados no exterior. Como somos dois parques vinculados à mesma associação (Iasp), o vínculo já existe e uma empresa do PCT Guamá ou do Ciat que queira acessar serviços dos parques do Arizona já consegue avançar por meio do apoio das nossas equipes. Queremos dar um passo à frente, para um intercâmbio sistematizado visando compartilhamento de negócios e estratégias de gestão de ambientes de inovação”, reforça Rodrigo.
O Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat) é outra iniciativa do Governo do Pará, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Associação Comercial Empresarial de Santarém (Aces). É o primeiro ambiente de inovação na região oeste do Pará, localizado no município de Santarém. Oferece espaço coworking, serviços especializados, eventos de apoio à exportação, oficinas, matchmaking com investidores públicos e privados, capacitação para empreendedores, empresários da região, e possui conexão com os serviços dos laboratórios e das empresas do PCT Guamá.